sexta-feira, 9 de maio de 2008

Biografia

| | 1 Bla bla bla :)





Letícia[1] tinha dois anos de idade quando sua família se mudou para a cidade mineira de Volta Grande. Lá seu pai trabalhava como engenheiro em uma usina hidrelétrica. Ela conta que aprendeu a gostar da Natureza nesse lugar cheio de verde e de pessoas de diferentes nacionalidades. Hoje, possui um sítio em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro.

Mudando-se para Curitiba, Letícia viveu nessa cidade dos quatro aos vinte anos. Lá começou a se interessar por arte: fez cursos de balé e teatro. Ingressou em uma escola de arte dramática, mas só ficou dois anos porque fez um teste na TV Globo e foi convidada para o seriado Os Homens Querem Paz, em 1991. Logo a seguir fez sua primeira novela - O Dono do Mundo.

Letícia conta que seu amadurecimento custou caro e veio com três experiências dolorosas. A primeira foi a morte por leucemia de seu namorado de adolescência. A segunda foi o nascimento prematuro de sua filha Clara, que a obrigou a morar no hospital com o marido Ângelo Antônio por três meses. A terceira foi a separação conjugal em 2003, que a levou a procurar ajuda psicológica e espiritual.

Sua consciência política surgiu[2][3] cedo na vida e foi reforçada pela companhia de pessoas como Frei Beto e Herbert de Souza, que lhe mostraram a importância de usar sua celebridade para algo mais do que ganhar dinheiro. Seu engajamento se tornou tão forte que chegou a conviver com os índios[4] krahôs (no Tocantins), como se fosse um deles, e a acampar com integrantes do Movimento dos Sem Terra para entender sua proposta. Além disso, participa de várias entidades, é presença constante em fóruns, levanta a voz em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.

Sua experiência com os índios a levou a iniciar uma carreira como cineasta. Em 2008, ela pretende lançar o documentário Os Palhaços Sagrados da Tribo Krahô[5]. "Foram os índios que me pediram esse registro. Daí veio a idéia de falar sobre o Hotxuá, o palhaço sagrado, que tem a função de manter a auto-estima da tribo e fazê-la superar as dificuldades através do humor", explicou.


Trívia
No dia 8 de dezembro de 2007, a atriz Letícia Sabatella esteve[6] em Sobradinho, Bahia, visitando o bispo da cidade de Barra, Dom Luís Flávio Cappio, na igreja de São Francisco. O bispo fez greve de fome pela segunda vez, a primeira foi em Cabrobó, Pernambuco, em protesto contra a transposição do rio São Francisco. A atriz faz parte da organização não-governamental Movimento Humanos Direitos.
Letícia nasceu no Dia Internacional da Mulher e não sente rivalidade em relação às suas colegas atrizes[7]:
Elas ainda são as maiores vítimas da exclusão. Ganham menos e suportam a carga da família. Sou apaixonada pelas mulheres. Não tenho essa relação competitiva que, como dizem, existe entre colegas. Tenho sorte nas amizades e no trabalho com mulheres. Elas sabem atuar em grupo, são agregadoras, generosas, disponíveis, compreensivas, guerreiras.
Sei que há muito a ser conquistado, em especial na relação com os homens. A sociedade ainda é miseravelmente patriarcal e machista. Mas não fico observando tanto essa diferença de gênero com quem convivo. Hoje, as mulheres exercem com mais liberdade sua capacidade amorosa de gestar a transformação e a revolução, com poder de participar de decisões que antes eram só deles. Elas necessitam cada vez menos de um homem para se sentirem valorizadas.

Carreira
Na televisão
Minisséries
2006 - JK .... Marisa Soares (amante de Juscelino)
2005 - Hoje É Dia de Maria 2 .... Alonsa / Rosicler / Asmodéia
2005 - Hoje É Dia de Maria .... Maria (adulta)
2004 - Um Só Coração .... Maria Luísa Sousa Borba
2000 - A Muralha .... Ana Cardoso
1993 - Agosto .... Salete
Telenovelas
2007 - Desejo Proibido .... Ana Fernandes
2006 - Páginas da Vida .... Lavínia
2001 - O Clone .... Latiffa Rachid
2001 - Porto dos Milagres .... Arlete
1998 - Torre de Babel .... Celeste
1995 - Irmãos Coragem .... Maria de Lara Barros / Diana / Márcia
1994 - 74.5 - Uma Onda no Ar .... Luísa
1991 - O Dono do Mundo .... Taís
Episódios
1999 - Você Decide
Trio em Lá Menor
1996 - Você Decide
Testemunha de Acusação .... como Bárbara
1991 - Os Homens Querem Paz

No cinema
2008 - Os Palhaços Sagrados da Tribo Krahô ....Como diretora
2007 - Não por Acaso .... como Lúcia
2004 - Vestido de Noiva .... como Lúcia
2003 - Chatô, O Rei do Brasil (ainda não lançado)
2002 - Durval Discos .... como Célia
2001 - O Xangô de Baker Street .... como Esperidiana
1999 - O Tronco .... como Anastácia
1998 - Bela Donna .... como Benta
1997 - Decisão .... como Laura
1994 - Dente por Dente (curta-metragem)

1 comentários:

RAIMUNDO JOS disse...

ADORO VOCE ,MINHA QUERIDA VOCE FAZ FALTA NAS NOVELAS ,DESTE DA SUA ULTIMA NOVELA caminho das indias .QUANDO VOCE VAI VOLTA AS NOVELA ? TOMARA QUE VOLTE AS TV LOGO....BEIJOS
RAIMUNDO.............