domingo, 13 de dezembro de 2009

Letícia Sabatela divulga Hotxuá no encerramento Fest Cineamazônia

| | Bla bla bla






O Fest Cineamazônia encerra nesta noite, a 7ª edição do Festival, com a premiação dos filmes e vídeos vencedores. Na solenidade oficial, a partir das 19 horas, no Teatro Banzeiros, a atriz Letícia Sabatella será homenageada com o troféu Mapinguari. O filme Hotxuá (2009), documentário gravado na etnia Krorô, em Tocantis, dirigido e produzido por Letícia Sabatella, será exibido como convidado. A entrada é grátis.


Os Krarô celebram o Hotxuá, a festa da batata, na mudança da estação chuvosa para a seca. Chamada também de festa da fertilidade, os índios realizam rituais de passagem. Letícia Sabatella dirigiu e produziu o filme. Para conhecer os costumes do grupo a atriz viveu um período na aldeia. 

O Hotxuá é marcado pela alegria, onde índios palhaços divertem a tribo como forma de elevar a estima. O filme será exibido após a homenagem. Acompanha Sabatella, o cacique Ismael Krarô que narra o documentário. 

Nercessian

O ator Stepan Nercessian, homenageado ontem pelo Fest Cineamazônia, estará presente na solenidade de entrega dos troféus aos vencedores. Já presidiu o Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated). Atualmente preside o Retiro dos Artistas, uma instituição social de amparo aos artistas idosos. Ao longo da carreira, atuou em teatro, cinema e televisão.

O Fest Cineamazônia tem o patrocínio do Governo Federal / Brasil – Um país de todos, Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Petrobras, Eletrobrás, Correios, e apoio cultural de Santo Antônio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.

0 comentários: